segunda-feira, 31 de maio de 2010

Último post (para já)

E pronto, terminou...
6 semanas de projecto (5 no Nordeste e uma no Continente).

O meu obrigado a todos os que foram seguindo este blog. Um obrigado maior para aqueles que me ajudaram nos Açores!!!

Eu hei-de voltar... :D



sexta-feira, 28 de maio de 2010

Bolo quê???


No início, o bolo lêvedo era vendido nas casas das pessoas que o confeccionavam. Mais tarde, passou a ser mercadejado na rua, em cestos. Hoje, encontra-se nas pastelarias para que o mundo possa apreciar o seu sabor.

Com queijo, com fiambre, ou simlesmente barrado com doce, com mel ou com a manteiga dos Açores, o bolo lêvedo sabe tão bem que é uma maravilha!

À primeira vista, parece uma panqueca, pequena ou média, alta, fofa, não tostada. Adequa-se a qualquer hora do dia ou da noite. A todas as refeições, digo. Pode crer. O bolo lêvedo é leve e digestivo. Portanto, antes de ir dormir, e se a fome apertar, aqui fica a nossa sugestão.
Produzido por mãos sabedoras, segundo instruções que passaram de geração em geração, há séculos que o bolo lêvedo, típico das freguesia das Furnas, na ilha de S. Miguel, vem sendo confeccionado, mas só há poucos anos é que está a levar o nome dos Açores pelo mundo fora.

Apenas as mulheres se dedicam à confecção do bolos lêvedos. Há 30 anos que Rosa Quental se empenha em ensinar às gerações futuras, na sua pastelaria, os verdadeiros segredos desta arte...

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Os Açores deviam chamar-se Milhafres?? :)

AÇORES - A origem do nome "Açores", é particularmente polémica. A tese que prevaleceu desde sempre , foi o facto de que na altura existirem muitos Milhafres nas ilhas e os primeiros navegadores os terem confundido com Açores, e assim atribuíram o nome de Açores ao conjunto das ilhas; mas alguns estudiosos põe hoje esta tese em dúvida por várias razões:

Não existiria nestas ilhas vida animal que permitisse a sobrevivência de grande quantidade de Milhafres, e tanto Diogo de Silves como Diogo de Teive, com certeza que saberiam distinguir um Açor de um Milhafre. Apontam assim outras duas hipóteses. A devoção de Diogo de Silves a Santa Maria dos Açores, e que assim foi dado o seu nome a primeira ilha avistada e onde Diogo Silves desembarcou ou ainda ao facto de que os primeiros povoadores, serem originários de uma localidade em Portugal continental, denominada precisamente, Açores.

Às razões dos nomes de batismo de cada ilha, foram basicamente duas. A inspiração em padroeiros e outras figuras religiosas ou ao modo como as ilhas influenciaram quem nelas desembarcou :

Santa Maria, São Miguel e São Jorge - Batizadas com nomes de padroeiros e/ou figuras religiosas dependendo da devoção de cada descobridor ou da proximidade de sua data de descobrimento com o dia de cada santo(a).

Terceira - Esse nome é uma excepção pois recebeu esse nome por ter sido precisamente a terceira ilha a ser descoberta

Graciosa - Pela vista que se obtinha dela, ilha chã, pouco montanhosa, por isso mesmo a acharam graciosa.

Pico - Deve-se o seu nome à sua elevada montanha. A maior de todo Portugal, tanto continental como insular.

Faial - Estaria coberto de densas matas de Faias, ainda hoje abundantes na ilha.

Flores - Uma ilha particularmente florida, em especial muitas hortências.

Corvo - Pelo tipo de vegetação e arvoredos que continha, favorecia a criação de muitos pássaros, e terá despertado especial atenção uma colónia de corvos marinhos lá existente.

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Ilha Sabrina - a 10ª Ilha dos Açores

A erupção da ilha Sabrina, desenhada a 19 de Junho de 1811, pelo tenente John William Miles, da guarnição do HMS Sabrina. Note-se a Tromba de água a ré do navio.

A ilha Sabrina foi uma pequena ilha formada em Junho e Julho de 1811 por uma erupção vulcânica submarina que ocorreu ao largo da Ponta da Ferraria, na ilha de São Miguel, Açores. A ilha foi primeiro abordada pelo capitão James Tillard, comandante do navio de guerra britânico HMS Sabrina, que lá hasteou a bandeira britânica e a reclamou como território de Sua Majestade Britânica. A ilha desapareceu no decurso daquele ano. (Bem feito :D)

Ver mais: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ilha_Sabrina

Aguarela mostrando a erupção com o perfil e planta da ilha Sabrina. A abertura do anel estava voltada para a costa de São Miguel.

terça-feira, 25 de maio de 2010

Dia dos Açores

Ontem foi feriado nos Açores - Dia da Região.

O Dia dos Açores foi instituído pelo Parlamento açoriano em 1980, destinado a comemorar a açorianidade e a Autonomia.

Trata-se da maior celebração religiosa e cívica dos Açores.

A escolha da Segunda-Feira do Espírito Santo, também conhecida por "Segunda-Feira da Pombinha", imediatamente após a festa religiosa do Pentecostes, alicerça-se no facto da comemoração do Divino Espírito Santo - em que se entrelaçam as mais nobres tradições cristãs, com a celebração da Primavera, da Vida, da solidariedade e da esperança - constituir a principal festividade do povo açoriano.

Formado por pequenas comunidades isoladas, durante séculos, os açorianos mantiveram cultos e práticas profundamente populares e que ainda mantêm um profundo significado, sendo um dos traços da açorianidade.

As comemorações em honra do Espírito Santo, mantêm-se ainda com grande vitalidade e abrangem todas as comunidades de origem açoriana, incluíndo o Sul do Brasil, que são das mais espontâneas e vividas com toda a intensidade.

A força do culto do Espírito Santo é tão grande que deu ao catolocismo predominante nas ilhas um carácter especial, daí ser um dos traços determinantes da cultura açoriana.

Entendeu, assim, o Parlamento dos Açores consagrá-lo legalmente como afirmação da identidade dos açorianos, da sua filosofia de vida e da sua unidade, ao fim e ao cabo, base e justificação da Autonomia política que lhes foi reconhecida, como se lê no preâmbulo de Decreto Regional nº. 13/18, de 21 de Agosto.

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Pico do Bartolomeu

Ontem, novamente com o Paulo Mota, fui ao Centro Ambiental do Priolo, Pico do Bartolomeu e à Tronqueira.

No final passamos pelo parque dos Serviços Florestais, no Nordeste. E qual não é o meu espanto quando o Sr. que estava de Serviço nos diz que aquilo era tudo para oferecer... Aqui faz-se uma grande jardim de borla...

Percurso Pico de Bartolomeu


domingo, 23 de maio de 2010

Pico da Vara - Ponto mais alto de S. Miguel

A convite do já amigo Paulo Mota (Dirigente no Agrupamento 1133 - S. Pedro, Ponta Delgada - o meu muito obrigado) fui fazer o percurso pedestre ao Pico da Vara - o ponto mais alto da ilha de S. Miguel.

Para as pessoas que vêm este blog, e que estiveram cá em 2003, a Povoação continua tal e qual...

Muita chuva e frio, para tornar o passeio inesquecível. Ainda assim deu para apreciar as paisagens!

Aqui ficam as fotos :)
Percurso Pico da Vara

E aqui estão alguns vídeos:









sábado, 22 de maio de 2010

Festas do Espírito Santo

Ontem fui à festa, aqui no Nordeste...
Nesta altura celebram-se as festas do Divino Espírito Santo nos Açores. Não vou escrever muito sobre isso porque teria que fazer bastante copy-paste :)

Muito resumidamente: existem impérios (irmandades) do Dívino Espirito Santo que, titulados por Mordomos, oferecem uma sopa com carne e legumes que é distribuída com pão a todos os que não pertencem ao império local.

Ver mais: http://pt.wikipedia.org/wiki/Irmandades_do_Divino_Esp%C3%ADrito_Santo

Não provei a sopa, porque estava saciado, mas aqui ficam as fotos e os vídeos:

Festa do Espírito Santo



Hoje vou ao Pico da Vara :D

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Dia Internacional da BioDiversidade - Eu vou...

A convite do Paulo Mota, escuteiro de Ponta Delgada, amanhã vou participar no percurso pedestre ao Pico da Vara, o ponto mais alto da ilha de S. Miguel.

quinta-feira, 20 de maio de 2010

O futebol em extinsão no Nordeste

Reestruturação do futebol no concelho abrange a requalificação de dois campos de futebol. Fazenda e Nordestinho vão dedicar-se a outras modalidades que não o desporto-rei.

O projecto de concentrar o futebol que se pratica no concelho de Nordeste, ilha de São Miguel, num só clube já mereceu a aprovação dos presidentes da União de Nordeste – emblema que albergará a partir da época 2010/11 o desporto-rei – Nordestinho e Fazenda, instituições estas que encerrarão a actividade mas que poderão vocacionar-se para outras.

Com unificação do futebol concelhio, os campos do Nordestinho e da Fazenda ficam inutilizados para a modalidade mas serão requalificados no sentido de oferecerem à população local outras valências que já estão identificadas e que proporcionarão a continuidade da prática desportiva.
No campo de jogos de Nordestinho deverá ser implantada uma pista de motocross em resposta à forte adesão dos jovens a esta modalidade, podendo funcionar também como alternativa ao palco que o Rosinhas Volei Clube geralmente utiliza para a realização das provas disputadas em São Miguel que integram o campeonato dos Açores.

Implantado em terrenos que nesta fase estão a ser aproveitados pelas empresas que estão a construir as SCUTS para dali retirarem pedra e cascalho, o clube pondera a possibilidade de alcançar um acordo para em troca da cedência dos inertes poder ser efectuada toda a terraplanagem do local e respectiva preparação para a montagem da pista.

Diferente é o projecto pensado para o campo da Fazenda. A ideia inicial passa por construir uma pequena piscina de apoio às escolas e à manutenção física, um polidesportivo de relva sintética com as dimensões de 40x20 metros e um pequeno campo de ténis direccionado para o lazer, tudo envolvido por um circuito pedestre que fará a ligação ao Parque da Morgada e que seja uma mais-valia em termos turísticos.

Ideias para tentar colocar em prática a curto/médio prazo pois a prioridade está focada na concentração e estruturação do futebol na União de Nordeste de modo a que o concelho possa continuar representado nas provas de âmbito local na próxima temporada.

Nesse sentido, na quarta-feira, dia 26 de Maio, os elementos que estão a trabalhar neste projecto voltam a reunir-se para debaterem as questões relacionadas com as dívidas existentes nos clubes, estando prevista para o dia 28 a realização de uma Assembleia-Geral para eleição dos novos corpos gerentes.

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Município de Nordeste mais proximo dos seus Municípes

O Nordeste já está mais próximo da era digital.
No âmbito do processo de modernização administrativa em curso no Município de Nordeste, está a ser ultimado o lançamento do cartão do Munícipe e a disponibilização do portal Atendimento@net.
Vistem http://www.cmnordeste.pt/ e procurem o Atendimento@net.

A Desmaterialização de Processos no backoffice, composta pelo sistema de Gestão Documental, de Processos e de Workflow (tramitação), permitiu que todos os processos e documentos da Município circulassem apenas em formato electrónico.

Agora, os Serviços On-Line, compostos por um conjunto de Portais de Atendimento ao Utente (cidadão, empresa e outras entidades) permitem submeter, via internet, processos, documentos, requerimentos, informações ou completar processos, seguindo essa informação directamente para os Departamentos e/ou Processos previamente definidos no Backoffice, sem necessidade de intervenção humana. Simultaneamente, o Utente tem neste Portal informação On-Line sobre a evolução de todos os assuntos, incluindo prazos de resposta e conteúdos ajustados a cada tipo de processo, sem necessidade de deslocação à Câmara Municipal.

Por fim as aplicações da Mobilidade, compostas por três sistemas interligados com o sistema de Backoffice e Serviços On-Line, permitem que o Serviço Público possa fornecer informação imediata a quem necessita, através de um PDA ou deslocando veículos para fazer o atendimento numa região, num município, num bairro ou, simplesmente, para estar mais próximo do Utente e/ou criar serviços integrados de atendimento ao público (tipo “Poupa Tempo”).

Todos estes sistemas podem utilizar a assinatura digital, tanto ao nível do backoffice pela entidade pública prestadora do serviço, como no que respeita ao Utente para todos ou parte dos processos que a entidade autorize.


A solução ano eGov

terça-feira, 18 de maio de 2010

O Priolo??? Nunca ouvi falar...

Espécie de ave mais ameaçada e a segunda espécie de ave mais rara em toda a Europa.

O Priolo (Pyrrhula murina) é uma espécie de ave endémica da Ilha de S. Miguel, mais especificamente da zona montanhosa localizada a leste desta ilha, que abrange os concelhos do Nordeste e da Povoação. A população actual está estimada em 400 indivíduos, limitada a fragmentos de vegetação nativa ainda existentes. Trata-se da espécie de ave mais ameaçada e da segunda espécie de ave mais rara em toda a Europa.

Esta ave especial reproduz-se na floresta da Laurissilva, entre os meses de Junho até o final de Agosto. No Verão alimenta-se essencialmente em zonas abertas e no Inverno permanecem na floresta de altitude nativa. Geralmente a sua alimentação baseia-se em sementes, esporângios, botões florais e soris de fetos.

As principais ameaças ao Priolo são o uso intensivo do território, que tem reduzido significativamente a área de floresta Laurissilva, o habitat do Priolo, e a rápida proliferação da vegetação exótica que tem vindo a retirar espaço à vegetação autóctone...

segunda-feira, 17 de maio de 2010

A viagem de ontem


2.ª viagem em Executiva.
Para quem não sabe:
- bilhete mais caro;
- cadeirão maior e mais confortável;
- refeição como deve ser (com talheres "normais", e em prato);
- jornal e revista;
- almofadinha e cobertor;
- atenção q.b. das hospedeiras;
- saída do avião prioritária;
- transporte até à aerogare prioritária;
- mala marcada como prioritária (para sair mais cedo);
- blá, blá, blá...

Mas afinal o objectivo não é chegar ao destino? Então fosgasse...

E, pela primeira vez, apanhei turbulência com direito a mensagem do co-piloto: "blá, blá, blá, pôr o cinto, porque vamos passar por turbulência, blá, blá, blá..." Se calhar ainda ninguém tinha reparado. Aquilo parecia um avião de papel...
Cheguei :)

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Viagem para o Continente

Ui, meu Deus...

Vamos a contas: era para chegar ao Porto às 14.00h e cheguei às 22.45h = 9horas de atraso...
O nevoeiro nos Açores não dava trégua, portanto há que esperar...





Vim no avião que vinha de Boston (E.U.A.) e fiz 3 remarcações de voos durante o dia (via linha da SATA).

Comi um donuts e um leite chocolatado... No avião a sande era de queijo (nojo), mas com a fome lá teve que ser!

Pelo menos já cá estou :D

Até 16/05/2010...

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Quarta-Feira -> A caminho de Ponta Delgada.

E pronto, amanhã já vou embora (até ver).
Vim para Ponta Delgada pois o voo amanhã é às 8.30h, e convém estar cedo no aeroporto.
Em Ponta delgada tenho ficado no hotel The Lince Azores (****):


E fui jantar com quem???????




Fomos ao Rapotaxo, à picanha. No fim houve alguém (sei lá eu quem) que não queria pagar o bolo que tinha enfardado...
Enfim :D

terça-feira, 4 de maio de 2010

Açoriano Oriental

Açoriano Oriental fac-simile (18-04-1845)

E se vos dissessem que o jornal mais antigo de Portugal, e o 2.º mais antigo da Europa em publicação, é dos Açores?
É verdade... Chama-se "Açoreano Oriental".

Quatro meses antes da fundação do "Açoriano Oriental" havia sido promulgada a primeira lei de liberdade de imprensa em Portugal.

Fundado a 18 de Abril de 1835 por Manuel António de Vasconcelos, estabeleceu, já no primeiro número do novo periódico, o que hoje se chamaria de "estatuto editorial", e que ainda hoje é considerado, pelo seu vigor e sobriedade, uma notável peça jornalística.

Já agora aqui fica a notícia do dia:
O Dia Mundial da Asma 2010 é assinalado terça-feira, dia 4 de Maio, sob o lema “Tu podes controlar a tua asma”.

Esta terça-feira, dia 4 de Maio, comemora-se o Dia Mundial da Asma, uma iniciativa da GINA - Global Initiative for Asthma (Iniciativa Global para a Asma), que congrega prestadores de cuidados de saúde com o objectivo de divulgar informação sobre a doença e melhorar os cuidados de saúde em todo o mundo. O tema do Dia Mundial da Asma 2010 é : "Tu podes controlar a tua asma".

A asma é uma doença inflamatória crónica das vias aéreas que, em indivíduos susceptíveis, origina episódios recorrentes de pieira, dispneia (dificuldade na respiração), aperto torácico e tosse, particularmente nocturna ou no início da manhã.

Estes sintomas estão geralmente associados a uma obstrução generalizada, mas variável, das vias aéreas, a qual é reversível espontaneamente ou através de tratamento.



segunda-feira, 3 de maio de 2010

Futebol de Veteranos ao Domingo

Ora cá está...
Ontem fui ver futebol de veteranos. Ui, de vez em quando, era cada pontapé na atmosfera... :D

domingo, 2 de maio de 2010

1.º Sábado nos Açores

Ontem, fui fazer mais um percurso pedestre aqui do Nordeste...
Muito fixe. Quem precisa das paisagens do LOST quando temos os Açores? É basicamente a mesma coisa, mas sem a fumaça negra e eléctrica :D

Fotos:

Percurso Fajã do Araújo


Fajã do Araújo

Caracterização do Percurso:

* PM1
* Tipo: Linear
* Distância Aproximada: 5,13 Km
* Grau de Dificuldade: Fácil
* Duração Aproximada: Cerca de 2h
* Âmbito do Percurso: Ecológico- Cultural

Percurso: Igreja Nossa Senhora da Luz »»» Borda da Ladeira »»»» Portas da Fajã do Araújo »»» Ribeira do Tosquiado »»» Praia do Lombo Gordo »»» Caminho do Lombo Gordo »»» Miradouro da Ponta da Madrugada

O percurso inicia-se no adro da Igreja de Nossa Senhora da Luz, situada no lugar da Pedreira, na Freguesia de Nordeste. Em frente à Igreja, situa-se um jardim público, com um coreto. Este pequeno povoado localiza-se sobre a Ponta da Marquesa (122m), a ponta mais oriental de São Miguel.

Seguindo por um carreiro estreito e inclinado, passará por pontos de paragem verdadeiramente deslumbrantes como as Portas da Fajã, que se abrem sobre um precipício em direcção ao mar, num estreito trilho escavado na rocha.

Percorra toda a Fajã até à Ribeira do Tosquiado e siga por um carreiro estreito de terra batida, que se encontra junto à rocha. Este percurso irá conduzi-lo até à Praia do Lombo Gordo. Daqui, segue-se até ao Miradouro da Ponta da Madrugada, um dos mais conhecidos e visitados do Concelho. Deste miradouro, vislumbra-se a Pedreira, o Lombo Gordo, a Serra da Tronqueira e as falésias litorais, que predominam em toda a costa.